Destaques

A Lei 12/2011 de 27 de Abril procede à 4.ª revisão da Lei 5/2006

Consulte na secção "Downloads"

Onde estão as armas no mundo. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 24 Agosto 2012 16:09

Onde estão as armas no mundo. Que países detêm as mais elevadas taxas de homicídios cometidos com armas de fogo.

Artigo publicado no sitio do jornal inglês "THE GUARDIAN", a propósito da discussão nos E.U.A. sobre o controle de armas.


 

A UNODC (organismo da O.N.U.) efectua uma pesquisa anual sobre homicídios em todo o mundo. Dispõe de uma base de dados sobre homicídios com armas de fogo, e fornece informações detalhadas com base na taxa de população e em comparação com outros crimes.

Não sendo um conjunto de dados perfeito, pois algumas nações importantes não os fornecem, casos da Rússia, China e Afeganistão, incluem no entanto, os E.U.A., o Reino Unido e muitas outras nações desenvolvidas.

A partir de 2007, também a "Small Arms Survey" compila as taxas de propriedade de armas civis para 178 países em todo o mundo, e "normaliza" os dados para calcular os rácios por 100 mil habitantes.

"Com menos de 5% da população mundial, os Estados Unidos da América são o lar de 35 a 50% das armas civis, distorcendo fortemente a geografia global da          posse de armas de fogo e qualquer comparação relativa."

Assim, dadas essas ressalvas, podemos analisar os países que tem as maiores taxas de posse de armas de fogo e as que tem as maiores taxas de homicídios com armas de fogo.

 

Os dados chave são:

 

  • Os E.U.A. tem a maior taxa de posse de armas do mundo - uma média de 88 por cada 100 habitantes - que o coloca em primeiro lugar no mundo para a posse de armas, sendo o segundo lugar ocupado pelo Iémen com um número significativamente inferior - 54,8 por 100 habitantes. Em Portugal a média é de 8 por cada 100 habitantes.
  • No entanto, os E.U.A. não detêm a pior taxa de homicídios com armas de fogo. Esse lugar é das Honduras, El Salvador e Jamaica, sendo os E.U.A. o 28.º e Portugal o 72.º do ranking.
  • Percentualmente, Porto Rico lidera a tabela mundial de homicídios com 94,8% cometidos com armas de fogo. Seguidamente situa-se a Serra Leoa em África e São Cristovão e Nevis nas Caraíbas. Em Portugal a percentagem é de 33,8%.

 

Artigo original aqui.